quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CONCURSO LITERATURA

REGULAMENTO GERAL DOS CONCURSOS DA ACADEMIA DIVINOPOLITANA DE LETRAS
Edição 2015


I
OBJETIVOS

            Os objetivos principais dos diversos concursos, patrocinados pela Academia Divinopolitana de Letras são: aprimorar o gosto pela arte literária e incentivar novos talentos.

II
TÍTULOS DOS PRÊMIOS
            Para fazer memória de imortais da Academia Divinopolitana de Letras, os prêmios, em cada categoria, lembram os que se distinguiram no respectivo exercício literário.

III
CATEGORIAS E PRÊMIOS
            Em 2015, teremos:
Concurso de Sonetos - Prêmio Sebastião Bemfica Milagre
Concurso de Trovas     - Prêmio Jadir Vilela de Sousa
Concurso de Crônicas - Prêmio Nylce Mourão Gontijo
Concurso de Contos     - Prêmio Gentil Ursino Vale
Concurso de Poesia (versos livres) – Prêmio Rosa de Freitas Souza

IV

CONCORRENTES

            O candidato interessado pode concorrer, em qualquer das categorias ou em todas elas, mas com apenas UMA OBRA em cada. O trabalho deve ser digitado ou datilografado em TRÊS VIAS, espaço um e meio, de um só lado do papel A4, contendo o máximo de TRÊS FOLHAS, fonte Arial 12.
O tema é livre, sendo exigido texto inédito.
É vedada a participação de membros da Academia Divinopolitana de Letras.

IV

INSCRIÇÕES

            Os textos, que devem ser enviados pelo correio, na forma seguinte: a) um envelope, de maior dimensão, contendo, na parte externa, a indicação do concurso e respectivo prêmio e o endereço da Academia Divinopolitana de Letras abaixo mencionado e, na parte interna, o trabalho, com o título e subscrito com pseudônimo eum envelope menor, fechado, contendo, na face externa, o título do trabalho, a categoria e o pseudônimo escolhido e, dentro deste, ficha de inscrição no modelo anexo a este regulamente ou folha avulsa, tendo esta asinformações seguintes: nome completo, pseudônimo adotado, título do trabalho, endereço para correspondência, telefone e correio eletrônico, caso possua.
As obras concorrentes deverão ser enviadas exclusivamente para o seguinte endereço: ACADEMIA DIVINOPOLITANA DE LETRAS – Caixa Postal 28 – Divinópolis- Minas Gerais, CEP 35500-970.
A ausência de qualquer das formalidades exigidas para inscrição importam na desclassificação do concorrente.

V

PRAZO DO ENVIO DAS OBRAS E JULGAMENTO

            O prazo para envio dos trabalhos começa no dia 7 de fevereiro de 2015 e termina no dia 31 de julho de 2015. A data do envio será aferida pelo carimbo da postagem no correio.
Após conferência da regularidade do prazo de envio estabelecido neste regulamento, as obras serão selecionadas por Comissões Julgadoras, escolhidas pela Comissão Permanente e designadas pela Presidência da ADL, até o dia 5 de agosto do corrente ano, sendo constituídas exclusivamente por acadêmicos efetivos.
                              As Comissões Julgadoras designadas devem entregar o resultado de suas avaliações em 15 dias, contados do recebimento das obras a serem avaliadas e, de suas decisões, não há recurso.
A Comissão Julgadora, designada para qualquer das categorias, pode, a seu exclusivo critério, deixar de atribuir premiação ou conceder apenas certificados de participação, em parecer justificado, que a Comissão Permanente obrigatoriamente deve acatar.

VI

PREMIAÇÃO

            As obras, em cada categoria, serão classificadas, conforme entender a respectiva Comissão Julgadora, até o terceiro lugar, com as seguintes premiações: o primeiro colocado receberá troféu alusivo e diploma; o segundo e terceiro, diploma e livros ofertados pelos acadêmicos.
                                Não poderá haver empate em nenhuma colocação.
Não serão expedidos certificados de participação aos demais concorrentes.
                               A premiação ocorrerá em sessão solene da Academia Divinopolitana de Letras no dia 3 de outubro do ano em curso em local e horário a serem anunciados, devendo os premiados ser cientificados do resultado, e com pedido de confirmação de presença, no máximo até o dia 5 de setembro.    

VII

DISPOSIÇÕES GERAIS

A simples remessa de trabalhos significa aceitação completa deste regulamento.
Ficarão os trabalhos remetidos no arquivo da ADL pelo prazo de um ano, motivo pelo qual se recomenda aos que enviarem obras literárias mantenham cópias em seu poder.
Os casos omissos serão resolvidos, de modo definitivo e sem recursos, pela Comissão Permanente dos Concursos.

Comissão Permanente dos Concursos
Divinópolis,  7 de fevereiro de 2015

* Maria Aparecida Camargos Freitas
* Marco Antônio Pinto
* Fernando de Oliveira Teixeira




CONCURSO PERMANENTE DE LITERATURA
DA ACADEMIA DIVINOPOLITANA DE LETRAS

Categoria:
(  ) Sonetos         (  ) Trovas       (   ) Crônicas
(  ) Contos           (  ) Poemas: versos livres


Prêmio:
(  ) Sebastião Bemfica Milagre      (  )Jadir Vilela de Sousa  
(  ) Nylce Mourão Gontijo              (  )Gentil Ursino Vale
(  ) ROSA DE FREITAS SOUZA

Título:

Pseudônimo:

Nome do Autor:

Endereço (rua, número, telefone, endereço eletrônico):




Nenhum comentário:

Postar um comentário