domingo, 16 de março de 2014

PRECARIEDADE TRANSPORTE ESCOLAR





A precariedade do transporte brasileiro é muito grande e como dizia aquela Revista Francesa (France Football):
“- A atual presidente Dilma Rousseff garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, que ligaria 4 cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. A promessa está gravada em redes sociais. (http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,governo-garante-trem-bala-pronto-ate-a-copa-de-2014,381839,0.htm )”

E o trem bala não saiu e nem vai sair, ficou só na promessa!

E não é só o caso do trem bala não, as Prefeituras prometem e não resolvem o caso do transporte escolar.

Todos os dias os jornais publicam fotos de acidentes de veículos escolares. Viajam sem cinto de segurança, com alunos sentados no assoalho e a maioria até sem freio e farol.

Alguns veículos não atendem os critérios básicos, nem tem a faixa lateral de identificação.

Nenhum tem um assistente, e o motorista  nem sempre pode descer para recolher os alunos. “Eu até desço, mas, está sem freio de mão, então fica perigoso.” – Afirma o motorista de uma Kombi velha.

Muitos veículos estão rodando em caráter de emergência, enquanto  o principal está quebrado há muito tempo.

O ideal seria como consta na Portaria do DETRAN nº 1153, de 26-8-2002 Artigo 3º.

Mas o que acontece é superlotação, ausência de cinto de segurança, defeito na porta, extintores de incêndio vencidos, pneus carecas, falta de vedação contra poeira, problemas nos freios e até ônibus que rodam há mais de 30 anos.

Tem, na Zona Rural, até caminhão “pau de arara” que transporta estudantes, com assentos frouxos e uma lona furada que serve como teto.

Graves acidentes acontecem todos os dias no país inteiro, onde ferem muitas crianças. 

Quanto a situação das escolas municipais sugiro ver vídeo do Programa Fantástico, deste domingo, apesar de focalizar apenas parte do Nordeste, no seguinte link:

Um comentário:

  1. Muito apropriado o tema e a abordagem do problema que aflige ( não seria desrespeito às nossas crianças ? ) À exceção do trem bala da Dilma , promessa de campanha dela e de outros políticos e totalmente fora do contexto, parabéns pela iniciativa amigo Manoel Amaral.

    ResponderExcluir