segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A COMENDA DA LIBERDADE E CIDADANIA

A COMENDA DA LIBERDADE E CIDADANIA



 “Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação.  
Vamos fazê-la.” Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes

Por voltas de 10 horas chegamos a Fazenda do Pombal, berço de Tiradentes para participar da entrega da 3ª Comenda da Liberdade e Cidadania, representando a Academia Divinopolitana de Letras, Augusto Fidélis  juntamente com mais de 100 pessoas.

Todos os anos é feita a entrega a cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico, turístico e cultural da região, de Minas Gerais, principalmente na região do Rio das Mortes.

A principal função da Comenda, além de condecorar aqueles que se destacaram no cenário nacional, é de despertar nos cidadãos, principalmente nos jovens, o sentimento de nacionalidade”, explicou o chanceler da iniciativa, Eugênio Ferraz.

Este ano coube a Prefeitura de Ritápolis a organização, na Fazenda do Pombal, da entrega da Comenda da Liberdade.
O encarregado do evento foi o secretário de Cultura e Turismo do município, Jaci Mauro Damasceno.

O evento teve início às 10h30min, com a entrega das medalhas e dos certificados da comenda e se estendeu até por volta das 14 h.

“Contou com uma palestra sob o tema “O Auto da Devassa”, revelando detalhes da vida de Tiradentes, e uma apresentação musical”, informou Damasceno.

“Houve indicações das prefeituras das três cidades e dos presidentes das três Câmaras, além de institutos históricos e culturais da região. Haverão agraciados de todo o país, pessoas de projeção, que trazem o desenvolvimento de uma forma direta ou indireta para o evento”.
Fazenda do Pombal
Berço de Joaquim José da Silva Xavier, a Fazenda do Pombal, hoje, além de ser um importante patrimônio histórico, é uma reserva ecológica administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

A TV Campos de Minas esteve presente neste evento entrevistando personalidades que fazem a diferença, diretamente de Ritápolis,  o berço, morada e pontos de lutas de Joaquim José da Silva Xavier, o mártir da Inconfidência Mineira, símbolo máximo de um grito de liberdade.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei 

Manoel Amaral
www.casadosmunicipios.com.br
http://www.amazon.com/dp/B00GLAOGMQ link para o meu e-book lançado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário