quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OSVANDIR E OS ZUMBIDOS NO OUVIDO I

OSVANDIR E OS ZUMBIDOS NO OUVIDO i



ZUUUUMMMM NO OUVIDO



Os ruídos  começaram no ouvido direito, meses depois de uma queda, onde foi atingido na cabeça.

Passado alguns dias o mesmo tipo de zumbido, como se fossem grilos cantando: -- Cri, cri, cri..., só que desta vez no ouvido esquerdo.

Aquele barulho só passa despercebido durante o sono. O dia inteiro um legião de grilos com seus cri, cri, cri... Uma orquestra só para um ouvinte.

O tempo passou, Osvandir foi consultar um médico da área: OTORRINOLARINGOLOGISTA  que é o médico especialista em ouvidos, nariz, laringe e faringe.

Conversando com alguns pacientes ficou sabendo que muitas pessoas sofrem do mesmo mal: zumbido nos ouvidos.

Cada um dos que foram ouvidos disseram que o inicio da manifestação se deu de uma maneira diferente.

Lendo o jornal sobre a mesinha da sala de espera, por coincidência encontrou um artigo sobre o assunto.

A primeira manchete dizia:

O que é Zumbido no ouvido?
www.minhavida.com.br

“Sinônimos: Zumbido nos ouvidos; ruídos nos ouvidos; zunido no ouvido
O tinnitus (zumbido) é o termo médico para ruídos nos ouvidos quando não há fonte externa de sons.
Os ruídos ouvidos podem ser altos ou baixos. Eles podem ter som de campainha, sopro, rugido, zunido, assobio, sussurro ou chiado. Você pode chegar a pensar que está ouvindo o vento, água corrente, o interior de uma concha ou notas musicais.

Considerações

O tinnitus é comum. A maioria das pessoas apresenta alguma forma de tinnitus moderado, de vez em quando, que dura apenas alguns minutos. No entanto, o tinnitus constante ou recorrente causa estresse e pode interferir na sua capacidade de se concentrar ou dormir.

Causas

Ainda não foi determinado ao certo o que faz com que uma pessoa ouça sons sem que haja uma fonte sonora externa. No entanto, o tinnitus pode ser um sintoma da maioria dos problemas de ouvido, incluindo:
·         Infecções no ouvido

·         Corpos estranhos ou cera no ouvido;
·         Lesão causada por som alto;
·         Síndrome de Ménière -- uma doença no ouvindo interno que envolve perda de audição e tontura;
Álcool, cafeína, antibióticos, aspirina e outros medicamentos também podem causar ruídos na audição.
O tinnitus pode ocorrer juntamente com a perda de audição. Em alguns casos, é um sinal de hipertensão, alergia ou anemia. Em raras ocasiões, o tinnitus é o sinal de algum problema sério, como um tumor ou um aneurisma.”
Lendo o penúltimo parágrafo Osvandir lembrou que tomara um comprimido que o levara até o hospital. Ficara completamente desorientado. Este medicamento poderia ter causado o início de todos estes zumbidos. Lembrou-se, ainda que começou a perda de audição do ouvido esquerdo.
Vários exames foram feitos e não se chegou a nenhuma conclusão. Foi preciso procurar outro especialista na Capital. O caso estaria ficando mais sério?
(Continua...)

Manoel Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário