quinta-feira, 31 de maio de 2012

BIENAL DO LIVRO VIROU CRECHE


A BIENAL VIROU CRECHE



Como já informei aos meus leitores fui inscrito para participar da Bienal do Livro na Expominas, sorteado para dia 23 de maio, numa quarta feira.

A Câmara Mineira do Livro foi quem conseguiu um estande para acolher os Escritores Independentes, sendo cinco por dia e que cada um deveria pagar uma taxa para participação.

Arrumei toda a minha documentação e parti com meus livros para exposição ao público, como é direito de todo escritor.

Quando lá cheguei notei uma certa desorganização, uns mandavam-me entrar sem crachá, outros despachavam-me para outro local, até que com muito esforço consegui encontrar o nosso estande.

Qual não foi a minha decepção ao chegar: uma diminuta mesa circular, quatro cadeiras, num local bem impróprio. Era localizado na última rua, no penúltimo lugar, bem próximo de um banheiro feminino.

Lá encontrei um escritor, o Renato Delboni autor de Ex-me Aqui (poesias), que já estava ali há mais tempo. Instalei-me, coloquei os livros em exposição e dependurei o banner do livro AS NOVAS AVENTURAS DO OSVANDIR. Olhei o relógio eram nove horas de uma manhã nublada.

A partir daí foram chegando os outros colegas: Galiana Soares Fraga com o livro Doces Momentos Diet (receitas), Brígida Selene com Cantos do Corpo e outros títulos (poesias e crônicas) e Gabriela Barros Rodrigues com um DVD sobre os Quilombolas do Maranhão.

Tivemos uns momentos de silêncio até a chegada de sete ônibus do interior, cheio de crianças. Outros foram chegando e adultos pouquíssimos.

Após uma hora de funcionamento a Bienal virou uma creche. Depois do meio-dia eles continuaram chegando e uma multidão de crianças andando pra lá e pra cá, pedindo brindes em todos os estandes. Alguns de tão pequenos ficaram devidamente prostrados nos assentos. Os nossos livros não tinham como público alvo aquelas criancinhas...

Fiquei profundamente decepcionado e quando o sol se escondia, fechei o meu espaço, recolhi o material e voltei para minha casa.

Será que estas são maneiras de ensinar as crianças a tomar gosto pela leitura?

No sábado, abro o jornal e vejo a seguinte notícia:

Chuva forte interdita Expominas e suspende Bienal do Livro em BH

Manoel Amaral

2 comentários:

  1. Ei Manoel. Blz?
    Que descaso heim?
    Escritores anônimos não tem muito espaçao e nem opções.
    Eles acreditam que "estamos pegando o boi".
    E sem pensarmos bem, diante de tantas dificuldades de se projetar, falta de ajuda de pessoas que deveriam ajudar, desinteresse de patrocinadores, estamos mesmo "pegando o boi".
    Mas, como dizia o Ex Presidente "LULA": "A luta continua companheiro".
    Abraços de Thymonthy Becker

    ResponderExcluir
  2. A luta continua mesmo, estou cadastrando-me agora
    mesmo na AMAZON, para vender o livro AS NOVAS
    AVENTURAS DO OSVANDIR, como e-book, por lá.

    Abraços
    Manoel

    ResponderExcluir